top of page

"Liberdade é não ter medo"

23/10

08h - 12h

Credenciamento

​

Local: Salão de Atos

​

Atividade cultural - Mateada Filosófica

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

O debate será coordenado pelo  Nizar Amin Shihadeh (Assistente social residente em Saúde Coletiva/Unipampa), com participação de Vanessa Garcia (Assistente Social, Residência Mental em Saúde Coletiva/Unipampa) e de Marcele Barcelos Ávila (Enfermeira Residência Mental em Saúde Coletiva/Unipampa).

            Vai ser demais! Vem matear e filosofar conosco!

​

Local: LIFE (sala 425)

​

Erva mate e água quente serão disponibilizados no local

14h - 16h30min

Conferência de Abertura

Liberdade de ensinar e direito de aprender em tempos turbulentos

Prof. Dr. Fernando Seffner - UFRGS

​

Local: Salão de Atos

16h30min - 17h Intervalo

19h - 22h

Mesa redonda I

"Educação e andronormatividade: a escola e a (re)produção da gramática social masculina" Prof. Dr. Guilherme Howes Neto - UNIPAMPA

​

Apontamentos sobre política educacional em "tempos de crise"

Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello - UNIPAMPA

​

Local: Salão de Atos

24/10

12h - 14h Conversatório acadêmico-gastronômico

​

A comensalidade, o ato de partilhar alimentos, é uma das mais antigas práticas da humanidade, que possibilita a interação social, criando e aprofundando laços sociais entre as pessoas. O prazer de repartir a comida está sempre acompanhado da satisfação de compartilhar ideias, afetos e afinidades. 
 

O espaço-tempo do conversatório acadêmico-gastronômico, já na sua segunda edição, foi estabelecido para que possamos estar juntas/os e partilharmos alimentos para o corpo e para o espírito, tecendo nossas redes de esperança para a concretização de um projeto de sociedade mais humana, democrática e igualitária.
 

Então, no dia 24/10, traga um alimento para construirmos uma mesa partilhada e uma manta para sentarmos em torno dela e trocarmos afetos.

14h - 16h - Oficinas e minicursos

​

Minicurso "Compreender para transformar: Iniciação à leitura de Marx"

​

Responsável: Guilherme Howes Neto 

​

A Teoria Social de Marx possui uma profunda centralidade no pensamento social da contemporaneidade. Dessa forma, não se pode prescindir dela, na busca da inteligência do social, sob pena de construir um conhecimento restrito, ou simplesmente aplicado. Assim, é preciso conhecer as categorias e as determinações históricas e teóricas que estão no acervo do próprio arsenal categorial marxiano. Não e trata de uma afirmação ou defesa da obra de Marx, mas de um esforço para melhor conhecer sua obra. O objetivo final deste Minicurso é acessar a obra marxiana, sua compreensão e sua crítica da sociedade moderna, bem como proporcionar a oportunidade de elaborar conclusões autônomas sobre as possibilidades e limitações da Teoria Social de Karl Marx.

​

Pré-requisitos: Nenhum

​

Público alvo: estudantes do ensino médio, técnico, superior, docentes, e profissionais da educação e do mercado de trabalho mais amplo.

​

Local: Salão de Atos

​

Oficina: #ElesPorElas: uma luta coletiva pela igualdade de gênero

​

Responsável: Fabiane Ferreira da Silva 

​

Eles por elas (he for she) é um movimento de caráter mundial criado pela ONU Mulheres em 2014, que tem como premissa a busca de apoio de homens e meninos para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino, buscando combater o machismo, o sexismo e a violência de gênero através de ações pautadas no reconhecimento e no respeito à igualdade de direitos e deveres de homens e mulheres. Para tanto, a oficina busca constituir um espaço-tempo de diálogo e sensibilização sobre o movimento Eles por Elas, bem como engajar as(os) participantes para o desenvolvimento de ações individuais e coletivas em prol da igualdade de gênero.

​

Pré-requisitos: Nenhum

​

Público alvo: estudantes do ensino médio, técnico, superior, docentes, e profissionais da educação e saúde, interessados em geral. 

​

Local: Sala LIFE

16h - 16h30min - Intervalo

16h30min - 19h30min

Mesa redonda II

"Atinuké": Identidades e representações a partir do pensamento de  mulheres negras do sul do Brasil 

Profa. Dra. Giane Escobar Vargas - UNIPAMPA

​

Demarcando espaços, saberes e conflitos: notas sobre a presença de crianças indígenas na universidade

Profa. Dra. Suzana Cavalheiro de Jesus - UNIPAMPA

​

Local: Salão de Atos

19h30min - Atividade cultural

25/10

08h - 12h 

Conferência de encerramento

"Relações de gênero, feminismos, práticas sociais e produção de sujeitos"
Profa. Dra. Ana Maria Colling - UFGD
​
Local: Salão de Atos

Eunice Kathleen Waymon quando jovem foi impedida de ingressar no Instituto de Música Curtis na Filadélfia. Apesar de ter sido aprovada em todas as provas, a instituição negou sua integração unicamente por causa da cor de sua pele. Eunice destacou-se por posicionar-se contra ao racismo na crescente onda que tomava os Estados Unidos na década de 60. Nina Simone é um presente, não apenas para os amantes da música como também para os defensores da liberdade.

bottom of page